Nossa História
O Instituto Amatari nasceu da antiga Associação CEP28. Historicamente, a Associação foi fundada em 1967 como um Centro de Estudos Científicos na saúde da mulher. Passaram-se décadas onde a Associação permaneceu focada na saúde da mulher. Em 2005, houve uma grande mudança estatutária e a entrada de mais associados, com mudanças na Gestão e no Conselho. Foram agregados novos Objetivos Sociais: Cultura, Educação, Meio Ambiente e Promoção da Cidadania.
Em 2007, assinamos um Convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário para o Projeto Talentos do Brasil Design no Artesanato das Mulheres dos Pequenos Agricultores. Foram doze (12) Comunidades atendidas sem qualquer custo para desenvolvimento de Coleções de Artesanato e participação em Feiras Comerciais.
Em 2008, aprovamos um Projeto de Restauração Emergencial de Patrimônio Arquitetônico tombado na Fazenda Santa Mônica, Valença, RJ:
Realizamos a restauração com patrocínio e renúncia fiscal da Petrobras.
Em 2010, aprovamos e realizamos a Restauração do Patrimônio Arquitetônico tombado nos Arcos da Lapa, Rio de Janeiro, RJ, com patrocínio (renúncia fiscal) do Banco Santander:
Em 2011, aprovamos e realizamos a Restauração do Patrimônio Arquitetônico tombado na Igreja da Santa Luzia, Rio de Janeiro, RJ, com patrocínio (renúncia fiscal) da VALE:
Em 2013, realizamos e aprovamos os Projetos de Restauração do Patrimônio Arquitetônico tombado na Fazenda Santa Eufrásia, Vassouras, RJ, em Convênio com a TAG – Petrobras.
Em 2018, conseguimos os recursos financeiros através da empresa NTS S.A., que comprou a subsidiária da Petrobras (TAG), por meio de um Termo de Cooperação.
Durante a restauração, realizamos prospecções arqueológicas e promovemos visitas guiadas para os alunos da Rede Pública de Ensino de Vassouras.
Alunos conheceram as escavações da antiga senzala e do pátio ao lado da Casa Grande, guiados por arqueólogos.
Os alunos puderam visitar as escavações, conhecer o acervo de artefatos encontrados e tirar dúvidas com arqueólogos e historiadores sobre hábitos e costumes da fazenda.
Nossos Projetos atuais, que estão em fase de desenvolvimento ou captação de recursos, são:
- Proponente do Projeto e Restauração da Capela Santo Cristo dos Milagres, Gamboa – Rio - RJ;
- Proponente do Projeto e Restauração da Igreja da Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, Centro Rio – RJ;
- Proponente da Restauração da Igreja Santa Luzia, 2ª Fase - restauros internos para uso dos espaços com foco na sustentabilidade do Patrimônio Arquitetônico, Centro Rio - RJ;
- Projeto TODOS NO MESMO BARCO - promoção da cidadania, reforço ao ensino fundamental e educação ambiental pelo esporte náutico da Vela, Araruama, RJ;
- Educação em Saúde (Pré-Natal, DST, Menopausa) - promoção de palestras e desenvolvimento de vídeos nas Comunidades do Grande Rio.