Apresentação Instituto Amatari

Nossa História

O Instituto Amatari nasceu da antiga Associação CEP28. Historicamente, a Associação foi fundada em 1967 como um Centro de Estudos Científicos na saúde da mulher. Passaram-se décadas onde a Associação permaneceu focada na saúde da mulher. Em 2005, houve uma grande mudança estatutária e a entrada de mais associados, com mudanças na Gestão e no Conselho. Foram agregados novos Objetivos Sociais: Cultura, Educação, Meio Ambiente e Promoção da Cidadania.

Em 2007, assinamos um Convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário para o Projeto Talentos do Brasil Design no Artesanato das Mulheres dos Pequenos Agricultores. Foram doze (12) Comunidades atendidas sem qualquer custo para desenvolvimento de Coleções de Artesanato e participação em Feiras Comerciais.

Convênio Ministério do Desenvolvimento Agrário

Em 2008, aprovamos um Projeto de Restauração Emergencial de Patrimônio Arquitetônico tombado na Fazenda Santa Mônica, Valença, RJ:

Fazenda Santa Mônica

Realizamos a restauração com patrocínio e renúncia fiscal da Petrobras.

Em 2010, aprovamos e realizamos a Restauração do Patrimônio Arquitetônico tombado nos Arcos da Lapa, Rio de Janeiro, RJ, com patrocínio (renúncia fiscal) do Banco Santander:

Arcos da Lapa

Em 2011, aprovamos e realizamos a Restauração do Patrimônio Arquitetônico tombado na Igreja da Santa Luzia, Rio de Janeiro, RJ, com patrocínio (renúncia fiscal) da VALE:

Em 2013, realizamos e aprovamos os Projetos de Restauração do Patrimônio Arquitetônico tombado na Fazenda Santa Eufrásia, Vassouras, RJ, em Convênio com a TAG – Petrobras.

Fazenda Santa Eufrásia

Em 2018, conseguimos os recursos financeiros através da empresa NTS S.A., que comprou a subsidiária da Petrobras (TAG), por meio de um Termo de Cooperação.

Termo de Cooperação NTS

Durante a restauração, realizamos prospecções arqueológicas e promovemos visitas guiadas para os alunos da Rede Pública de Ensino de Vassouras.

Visitas Guiadas

Alunos conheceram as escavações da antiga senzala e do pátio ao lado da Casa Grande, guiados por arqueólogos.

Escavações Senzala

Os alunos puderam visitar as escavações, conhecer o acervo de artefatos encontrados e tirar dúvidas com arqueólogos e historiadores sobre hábitos e costumes da fazenda.

Artefatos Históricos

Nossos Projetos atuais, que estão em fase de desenvolvimento ou captação de recursos, são:

  • Proponente do Projeto e Restauração da Capela Santo Cristo dos Milagres, Gamboa – Rio - RJ;
  • Proponente do Projeto e Restauração da Igreja da Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, Centro Rio – RJ;
  • Proponente da Restauração da Igreja Santa Luzia, 2ª Fase - restauros internos para uso dos espaços com foco na sustentabilidade do Patrimônio Arquitetônico, Centro Rio - RJ;
  • Projeto TODOS NO MESMO BARCO - promoção da cidadania, reforço ao ensino fundamental e educação ambiental pelo esporte náutico da Vela, Araruama, RJ;
  • Educação em Saúde (Pré-Natal, DST, Menopausa) - promoção de palestras e desenvolvimento de vídeos nas Comunidades do Grande Rio.
Capela Santo Cristo Igreja da Lapa dos Mercadores Santa Luzia 2ª Fase Todos no Mesmo Barco Educação em Saúde Restauração Igreja Santo Cristo Projeto Sustentabilidade Educação e Saúde - Grande Rio Arqueologia e Restauro